Modalidades de Estágio

Estágio curricular obrigatório: momento de maior aproximação e compreensão da realidade profissional à luz dos aportes teóricos estudados, que favorece a reflexão, a autonomia intelectual e o desenvolvimento de habilidades conexas à profissão docente, será desenvolvido a partir da segunda metade do curso, com duração de 400 horas, como estabelece a legislação nacional e da UFG. Seu cumprimento é indispensável para a integralização curricular. Parte da carga horária será oferecida no contra turno. O estágio curricular obrigatório será desenvolvido em instituições educacionais, preferencialmente públicas, que ofereçam educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, ou em outros espaços educativos mediante propostas previamente aprovadas pela coordenação de curso e de estágio. Será planejado, orientado, acompanhado, avaliado e coordenado pelos professores de estágio do curso e supervisores do campo de estágio que acompanham os estagiários in loco, em todo o período de inserção no campo. Deverá proporcionar o exercício de diálogo crítico que o estudante deve aprender a desenvolver em relação à realidade da profissão.

Estágio curricular não obrigatório: é realizado pelos estudantes com o intuito de ampliar a formação por meio de vivência de experiências próprias da situação profissional. Constitui-se em atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso, que será desenvolvida conforme a legislação vigente. A carga horária será registrada no histórico acadêmico do estudante e seu aproveitamento seguirá as normativas da Universidade Federal de Goiás. Deverá contar com um supervisor no local do estágio e ter como orientador um professor do curso. Poderá ser realizado internamente, nas unidades acadêmicas e órgãos da UFG, e em instituições devidamente conveniadas, utilizando ou não agentes de integração também conveniados com a UFG. Sua realização será permitida a partir da matrícula no 3o semestre e seu encerramento ocorrerá com a integralização curricular, no final do 8o semestre do Curso.